segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

A Moda Verde

Hora do Jornalismo.


Segue abaixo uma matéria que fiz sobre o papel importante da moda como produtora e como outdoor de questões relevantes à sociedade.

A moda verde

Discussão nos mais variados setores, o meio ambiente é também preocupação daqueles que não somente vestem, mas também comunicam e apontam transformações.

Há anos sendo o espelho e o reflexo do comportamento humano, indicando o futuro e ilustrando o presente, a moda é sem dúvida uma das maneiras mais expressivas e populares de arte. Seguindo momentos históricos e ajudando a construí-los, através de cores, cortes, desenhos e idéias, foi ferramenta inúmeras vezes de protestos e meio de comunicação para a sociedade.

Com as mudanças climáticas e os eventos naturais que geram catástrofes, a discussão sobre preservação do meio ambiente, sustentabilidade e reciclagem entra em pauta e é tema de discussão entre ativistas, cientistas, governantes, empresários e jornalistas que buscam soluções junto à sociedade para reverter o quadro de desequilíbrio e poluição do planeta.

Integrante do grupo de Indústrias, as modas vêem desempenhando papel importante de incentivo e conscientização das grandes massas. Participante ativa de pesquisas, divulgação de novas técnicas e inovações ecologicamente corretas, através do campo é possível perceber que o comportamento do século XXI mudou e que é possível consumir sem destruir.

Engajado com o meio ambiente e preocupado com acúmulo de lixo industrial, o empresário Thai Q. Nghia, dono da marca Góoc foi o pioneiro na confecção de calçados, bolsas e acessórios utilizando na fabricação 70% de produtos reciclados. Para a produção do solado dos chinelos, ícones de sua marca, já foram utilizados mais de 1.000.000 de pneus usados que iriam para o lixo.

Em entrevista ao site Ecotrendstips, o empresário diz que esses números são só o começo de um grande futuro. “Até 2014, a Goóc deverá conscientizar todo brasileiro a adotar essa idéia. Nosso objetivo é tornar o Brasil o país referência em reciclagem de pneu, ajudando assim a minimizar o problema de pneus sem utilidade e fazer produtos com originalidade e muita criatividade.

Tecidos Ecológicos

Em recorrentes pesquisas de universidades e órgãos do setor, que buscam projetos ecológicos e economicamente viáveis para as indústrias, foi desenvolvido o tecido ecológico. A partir de matérias primas como fibras de Juta (erva cultivada na Amazônia), Bambu e Garrafas de plástico Pet, é possível desenvolver inúmeros tecidos.

Reginaldo Maia, diretor de comunicação da Bless Work, empresa precursora na fabricação de camisetas pet e de algodão orgânico, diz que desde 2003 a empresa incluiu as novas fibras na confecção. “Hoje utilizamos uma fibra que é composta de 50% algodão e 50% poliéster (produzido com garrafa pet). Depois disso, o processo de fabricação é o mesmo, com tecelagem e tinturaria”, diz.


Consciente da importância da nova atitude, Maia se orgulha do trabalho e diz que é tendência empresarial buscar medidas de sustentabilidade. “Trabalhamos a cinco anos na produção dos tecidos ecológicos e é bom saber que nesse tempo ajudamos a diminuir a poluição e lixo no planeta. Hoje somos referência em um mercado que cresce a cada dia”, conta.

Etiqueta do Bem

Encabeçado por estilistas e pela marca Osklen, em 2007 foi fundado o projeto E-fabrics que desenvolve testes e ações de marketing para conceituar o novo mercado de eco-tecidos e divulgar a importância de se adquirir um tecido que respeita o meio ambiente. Nesse processo, surgiu a Etiqueta Verde, símbolo da marca que identifica peças com tecidos ecologicamente corretos.


De acordo com estilista e artesã Ana Marques, através da Etiqueta Verde, o consumidor tem informações sobre as condições que a peça foi fabricada. “As marcas que têm essa etiqueta mostram a preocupação com desenvolvimento sustentável, com a preservação da biodiversidade e a proposta de que é possível fazer moda e se vestir bem com os tecidos ecológicos”.


Uma prova desse crescente movimento da moda em pró do meio ambiente é a inclusão e o interesse de marcas e estilistas a fazerem parte do movimento e do projeto. Hoje, nomes conceituados como Patrícia Viera, Oskar Metsavaht, Glória Coelho, Fause Haten, Huis Clos, Samuel Cirnansck e Lino Villaventura fazem parte da lista do bem.


Camiseta Think Green à venda na internet.

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