domingo, 23 de novembro de 2008

Onde a moda Começa?

Quando assistimos a um desfile de moda e nos deparamos com todos aqueles modelos, cortes e cores à nossa frente, nem imaginamos aonde começa todo o trabalho e como ele é realizado. Seria muita ingenuidade pensar, que todo aquele evento com luzes, maquiagem, produção, mídia, celebridades e todas aquelas roupas são feitas de um dia para o outro ou são escolhidos por mera inspiração do artista.
Como em qualquer outro setor industrial, a moda segue um plano com datas e tempos determinados para a realização de cada processo cujo produto final é o que vemos nas passarelas e nas vitrines das lojas. Segue abaixo um esquema que aprendi com a professora de jornalismo de moda e editora da revista Focus, Olga Garcia Di Bella e que mostra, a ordem em que o processo ocorre.



O CICLO DA INDÚSTRIA TÊXTIL

INDÚSTRIAS QUÍMICAS
Pigmentos – para as cores
Produtos químicos – para a “liga” das matérias primas

INDÚSTRIAS TÊXTEIS

Fibras Naturais
Fibras Artificiais
Fibras Sintéticas

TECELAGENS --------------------AVIAMENTOS
MALHARIAS --------------------- MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS
MALHARIA TEAR -------------- LAVANDERIAS
ESTAMPARIA

CONFECÇÕES – com alta e baixa produções
CONFECÇÕES – com marcas próprias
GRIFES – nacionais e internacionais

VAREJO – Multimarcas
VAREJO - Atacadista
VAREJO – Marca própria
VAREJO – Boutiques fechadas
VAREJO - Magazines


CONSUMIDOR

PS: As Federações, Sindicatos e Associações de Classe atuam desde as Indústrias Químicas até as Confecções. Os Bureaux, que apontam e sabem quais serão as tendência da moda atuam em todos os processos e a Imprensa atua quando das Confecções, as peças vão para o varejo.

Nenhum comentário: