sexta-feira, 30 de abril de 2010

Couro

Couro: tendência Inverno 2010

Seja no Brasil ou no exterior, todos concordaram: o couro é o material da vez. Em geral, o que se vê nas passarelas e lojas são as jaquetas tipo perfecto, que têm sua origem nas jaquetas dos motociclistas: brutas e de bad boys. Essas peças dão um tom rebelde à estação e compõem o estilo rocker, que volta à cena. Porém, a novidade deste inverno vai além das icônicas jaquetas pretas. O couro é visto em peças diversas como vestidos, calças, shorts, saias e até blusas. Cores e texturas completam o estilo do couro nesta temporada.

O homem e o Couro

O couro tem sido aproveitado de diversas formas pelo homem desde a antiguidade e há tempos vem sendo empregado na vestimenta. A tecnologia do curtimento e dos acabamentos evoluiu bastante, assim como a variedade das peles que são utilizadas. O couro mais comum é o de boi, seguido pelo de cabra, conhecido por sua qualidade. Ainda, são muito comuns o de suíno, de ovino e, mais atualmente, as peles de rã e peixe, que oferecem uma alternativa mais ecológica.

Por outro lado, existe o condenável comércio ilegal das peles de animais silvestres ou em extinção. Jacaré, cobra, capivara e avestruz estão entre eles. Fique atenta e combata este tipo de crime. Existem imitações incríveis, que substituem a beleza das naturais. Peça sempre ao vendedor informações sobre a procedência da matéria-prima utilizada na peça que você deseja comprar.

O Couro brasileiro

No Brasil, desde o início da colonização, o couro é aproveitado. Até hoje o rebanho brasileiro é bastante usado, principalmente pelo setor calçadista. Para o vestuário, porém, nossa matéria-prima, com algumas exceções, ainda não tem muita qualidade pelo tipo de criação do gado, a extensiva, que deixa as reses mais expostas, provocando marcas que permanecem mesmo depois do curtimento.

Conforto e flexibilidade


O couro é um material muito agradável, pois respira e oferece conforto. É perfeito para a meia estação, e com um tricô leve ou uma meia, pode ser usado no inverno, fica bem quentinho.

Mesmo sendo um material resistente, o couro proporciona certa flexibilidade. Os mais macios são normalmente os mais caros. Se encontrar uma peça dura, sem flexibilidade, ela não deve ser das mais caras, a não ser que seja um couro diferente, com craquelados ou envernizados, que deixam texturas modernas na peça.

Alguns truques

Alguns truques são úteis na hora de adquirir uma peça de couro, até pelo fato dela não ser barata. A primeira coisa é identificar se é natural ou sintética. Para isso é só sentir o cheiro: o couro tem um perfume característico. As peças de couro natural normalmente são mais caras. Mas uma boa notícia: se forem bem cuidadas, duram bastante. Quem não gosta de usar material animal, pode optar pelos materiais sintéticos, hoje em dia existem muitos tipos bacanas. Tem também o couro “vegetal”, feito de látex, que é moderno e ecológico.

Repare em toda a superfície da peça que você quer comprar e veja se existem partes que parecem mais finas do que as outras. Isso não é um bom sinal: o couro é mais valorizado se não tiver imperfeições. A porosidade, no entanto é a textura natural do couro e é desejável e bonita.
O couro é uma peça de tamanho e formato irregular. Repare que normalmente a modelagem tem alguns recortes a mais do que os normalmente usados no tecido. Isso é natural. Porém, se ela for toda de retalhos, deve ser mais barata, pois existe alto aproveitamento do material.

No provador

Experimente sua peça e certifique-se de ela não esteja muito justa, senão pode lacear demais. Apesar de ser uma característica natural do couro, esse ajuste é bonito se for sutil, mas pode parecer descuido quando é exagerado.

Vista a peça e faça movimentos na frente do espelho. Sente com a calça, vestido ou saia e fique um pouco sentada, para ver se o comprimento fica legal e confortável. Movimente os braços, levante-os, abaixe-os, feche-os na frente do corpo, para ver se não trava na altura dos ombros, quando provar vestidos e casacos. Imagine se vai querer usar com alguma coisa por baixo, como um suéter, daí ele precisa ter uma folga. Não compre fora do seu tamanho, pois o conserto ou ajuste deve ser feito por quem é especializado.

Teste todos os zíperes. Não existe decepção maior do que encontrar um zíper com defeito depois de levar uma jaqueta linda para casa. E o que é pior: quando tentar trocar vai descobrir que era a última peça do estoque!

Estampas e texturas

Outra novidade da estação é a decoração do couro. Estampas de bicho são muito comuns e têm um bom resultado. Cores vivas e estampas como oncinha colorida, metalizados, craquelados, vernizes e outros estão sendo bem explorados na estação. Aproveite. Mas lembre que o investimento é alto. Se não tiver com grana sobrando prefira os modelos em cores clássicas, para poder usar por mais tempo.

Conservação

Apesar de resistente, o couro deve ser tratado com cuidado. Ele não gosta de extremos: nada de chuva e nada de sol. Busque um ambiente arejado e nunca úmido. Se for necessário, mantenha um desumidificador por perto, pois o couro mofa fácil. Não guarde dentro de plásticos, prefira uma capa fina de tecido ou “TNT”, nas boas lojas do ramo você encontra. Eu sei que é difícil, mas tente colocar para arejar uma vez por mês, é o recomendado. Se tiver que limpar, evite pano muito molhado e seque a peça logo em seguida. Nunca use produtos de limpeza, procure os indicados para esse fim e quando precisar, mande à lavanderia especializada.

Não borrife perfume e cuidado com a maquiagem: ambos podem estragar a peça. Quando usar uma peça em couro, procure não deixá-la direto em contato com a pele, pois a gordura e o suor da pele vão ser absorvidos, manchando o material. Uma echarpe no pescoço pode proteger um pouco.


No armário, não guarde peças escuras encostadas com as claras, para a cor não migrar de uma peça para a outra. Aliás, procure não deixar nada encostado no couro, é melhor, evita raspar e riscar a superfície.

As peças de couro são uma alegria no guarda-roupa. Faça uma boa compra e cuide delas com carinho, pois podem ser boas companhias por um longo tempo.


Fonte: Mariana Rocha e Julia Guglielmetti (Uol Estilo)/ Fotos: Blog Just Lia


Confira alguns looks com jaquetas de couro:




Nenhum comentário: